quinta-feira, 31 de março de 2011

Turistas que visitam Trás-os-Montes são os mais satisfeitos do Norte



Os turistas estrangeiros que visitam a região transmontana são os mais satisfeitos de todo o Norte do país. Um inquérito feito pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) revela que 49,9% dos turistas que visitaram Trás-os-Montes manifestaram-se “muito satisfeitos”.
 
 
De seguida, está a região do Porto com 41,9%, o Douro com 31,7% e o Minho com 23,5%. O documento revela ainda que Trás-os-Montes lidera o top das preferências com 56,5% dos turistas a garantir que “muito provavelmente” recomendariam a região a amigos e familiares. O Porto aparece em segundo lugar com 50,7%, o Minho em terceiro com 44,1% e por fim o Douro com 30,7%. Pela primeira vez, o nordeste transmontano lidera também as preferências dos turistas para uma segunda visita.
No questionário, 60,3% dos turistas dizem que “muito provavelmente” vão voltar a visitar a zona.
 

O mesmo acontece com 59,9% dos turistas que passaram pelo Minho, 43,5% dos que foram ao Porto e 27,8% dos que estiveram no Douro.
O vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Júlio Meirinhos mostra-se satisfeito com estes resultados e destaca as potencialidades da região: “Temos uma data de produtos estratégicos, como a Natureza, gastronomia e vinhos e a animação cultural que são determinantes para esta preferência”. Além disso, destaca também “a simpatia dos transmontanos”, que tem feito com que os turistas fiquem agradados e queiram voltar. “Mais de 56 por cento querem repetir, o que é inédito porque o turista, por norma, procura novos destinos”, destaca Júlio Meirinhos. E para melhorar este desempenho o responsável adianta que até ao final do ano, todos os concelhos do distrito de Bragança vão estar equipados com lojas interactivas de informação ao turista “para que nada lhes escape”. A primeira destas lojas deverá ser colocada no Aeroporto Sá Carneiro, no Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário