Património local




Pelourinho

Trata-se de um pelourinho do século XVI localizado no Largo do Pelourinho na aldeia de Algoso. Integra-se na arquitectura jurisdicional manuelina, constituído por um bloco cilíndrico do tipo brigantino com soco de quatro degraus quadrangulares, com coluna de base simples, fuste hexagonal com decoração vegetalista, encimado por quatro braços crucíferos, ostentando um escudo português no seu remate e coroa aberta numa das faces, sobrepondo-se a esfera armilar.


Ponte de Algoso


Ponte de época medieval, reconstruída em 1727/1738, situada a 2Km da vila, no vale escarpado do rio Angueira. Servia de caminho de ligação entre as vilas medievais fortificadas de Penas Róias e Algoso, e do qual ainda se vislumbram antigos troços da calçada. Ponte de arco medieval de tabuleiro horizontal com rampa do lado direito sobre três arcos redondos similares.



Igreja Paroquial ou Igreja de S. Sebastião



De estilo maneirista, a Igreja Matriz , construída no século XVI, localiza-se no largo da Igreja em Algoso. É composta por uma só nave, seis altares e um altar-mor, destacando-se este último pela sua rica talha dourada do século XVIII.



Igreja da Misericórdia


Localizada na avenida de S. Roque, em Algoso, a sua construção data do século XVI. De estilo maneirista é formada por uma nave rectangular, capela-mor quadrangular e sacristia rectangular.


Capela de S. Roque

Monumento de arquitectura religiosa, maneirista e rococó, construído no século XVII. A sua edificação poderá estar relacionada com o advento da peste que assolou toda a Terra de Miranda no ano de 1631. Apresenta uma planta longitudinal com átrio no seu exterior, não registando, no seu interior, qualquer elemento arquitectónico relevante.


Capela de S. João



Trata-se de um templo de arquitectura simples, do século XVIII, constituída por uma pequena sacristia simples adossada à capela-mor encontrando-se esta última separada da nave por um arco central. O altar-mor é em talha dourada, o retábulo de talha joanina e esculturas em relevo alusivas à vida de S. João Baptista. A capela possui também, em anexo, uma fonte à qual são atribuídas qualidades curativas às suas águas, razão pela qual, afluem milhares de crentes, no dia de S. João, em busca de cura para as suas maleitas.



Capela Nª Srª do Castelo ou Nª Srª da Assunção


Localizada no Cabeço da Penenciada, próximo ao castelo, no local onde se situaria a antiga igreja matriz, o templo de características maneiristas e barrocas remonta ao século XVII. Possui uma planta longitudinal simples, com nave e capela-mor. O retábulo-mor apresenta decoração de anjos a segurar símbolos marianos e um figura coroada, e painéis laterais com pinturas, ao estilo maneirista.



Texto de Ana Brilhante e Paulo Moço
Fotografias de DGEMN.