quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Vale de Algoso apaixona “tripeiros”


Meia dezena de famílias sem raízes na região investem nesta aldeia do concelho de Vimioso

Vale de Algoso apaixona “tripeiros”

Basta meia volta por Vale de Algoso, no concelho de Vimioso, para constatar que, além das casas de granito, com as suas varandas típicas, não há nenhum monumento ou património emblemático que se destaque.
Contudo, depois de uma visita mais demorada, a paisagem e o sossego, as tradições e os costumes, aliados às gentes hospitaleiras entranham-se de tal modo que, meia dezena de famílias, sem qualquer ligação à região, decidiram construir habitações nesta anexa de Algoso.
Bento Martins é um “forasteiro” oriundo do Porto que fez de Vale de Algoso a sua “terra natal”, onde até já construiu uma casa. “Conheci esta região por motivos profissionais e, mal vi esta aldeia, apaixonei-me e liguei imediatamente à minha esposa a dizer-lhe que encontrei um lugar de sonho”, recordou o tripeiro.
Depois de anos a hospedar-se na Casa dos Pimentéis, uma unidade de turismo rural local, Bento Martins decidiu comprar um imóvel de traça tradicional, que se encontrava degradado. Recuperou-o, mantendo a tipicidade da arquitectura transmontana, e hoje não passa um mês sem vir a Trás-os-Montes, mais do que uma vez. Tanto assim é que até já é mordomo da festa na aldeia. “Fui criando raízes aqui e, um dia mais tarde, pretendo instalar-se cá definitivamente”, confessa.

Gentes hospitaleiras cativam turistas do Norte do País

A par do sossego, aquilo que mais atraiu Bento Martins foram os habitantes acolhedores e hospitaleiros, que fazem com que qualquer “estranho” se sinta em casa.
“Estas gentes têm uma química diferente de todos os outros transmontanos. São pessoas boas, que dão o que têm, mesmo a quem não conhecem”, sublinhou o nortenho.
Características e qualidades que não deixam indiferentes os turistas que passam pela Casa dos Pimentéis.
“Abrimos em 2000 e recebemos uma média de 50 pessoas por mês sem raízes na freguesia e que, na sua maioria, regressam”, revelou Domingos Pimentel, o proprietário da unidade de turismo rural.
Segundo o empresário, este “fenómeno” criou “uma dinâmica nova na aldeia, que estava moribunda e, com esta gente nova, foi revitalizada”.
Já para o presidente da Junta de Freguesia de Algoso, Luís Manuel, a vinda de novas pessoas tem contribuído para a recuperação da imagem da própria aldeia. “Havia muitas casas degradadas que foram reconstruídas, mas mantêm os projectos tradicionais”, sublinhou o autarca.
Recorde-se que Vale de Algoso tem cerca de 30 habitantes permanentes, mas que em fins-de-semana ou datas festivas a população duplica. 

Canteiro, Sandra (2009), "Vale de Algoso apaixona “tripeiros” ", 15 de Dezembro de 2009. Consultado em 4 de Novembro de 2010, <http://www.jornalnordeste.com/noticia.asp?idEdicao=296&id=13174&idSeccao=2667&Action=noticia>



Sem comentários:

Enviar um comentário